SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA REGIÃO OURO PRETO
Poucas cidades reúnem um acervo cultural e histórico tão importante quanto Ouro Preto. Fundada no final do século XVII durante o ciclo do ouro, a cidade tornou-se um importante centro econômico e artístico. Seus monumentos barrocos, como as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar, destacam-se pela arquitetura colonial preservada, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1980.
Além de seu valor histórico, Ouro Preto abriga a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que impulsiona a vida cultural com eventos acadêmicos e artísticos. A cidade é um importante destino turístico, atraindo visitantes pela sua história, arquitetura e belezas naturais, além de suas festividades tradicionais como o Carnaval e a Semana Santa.
Toda essa rica tradição agora também está inserida na cultura viticultora brasileira. Com um grande potencial gastronômico e turístico, Ouro Preto se insere no mapa dos terroirs brasileiros com a chegada do “Gemas de Ouro Preto”, o primeiro vinho fino produzido na região.
GLAURA
Um pedaço vivo da história e da poesia de Minas Gerais.
Glaura, também conhecida como Casa Branca, é um bucólico vilarejo encravado nas montanhas mineiras. Localizado a 33 km de Ouro Preto, é um dos mais antigos distritos de Vila Rica, importante na passagem dos bandeirantes e na Guerra dos Emboabas (1708-1709). Nascido no século XVIII durante a exploração do ouro, o vilarejo hoje se destaca pelo clima acolhedor e pelas tradições culturais e religiosas.
Segundo a tradição, antes de ser chamado Casa Branca, o povoado era conhecido como Santo Antônio das Minas de Balthazar de Godoy, fazendeiro que construiu uma ermida dedicada a Santo Antônio. Entre 1758 e 1764, essa ermida foi substituída pela atual Matriz de Santo Antônio, cujos altares originais foram preservados no atual templo.
No século XX, o governo municipal renomeou o povoado para Glaura, em homenagem à obra do poeta árcade Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814). O poema, repleto de paisagens pastoris, está representado tanto no nome quanto na paisagem que cerca a região.
Glaura é parte do roteiro turístico e cultural da antiga Estrada Real e um destino turístico perfeito para quem busca descanso, natureza, história e cultura mineira.